Fechamento Carnegie - Julho 2017

O mês de julho terminou, com a subida da bolsa, alcançando uma valorização de mais de 6 % nos últimos 30 dias. Deste modo, como estou saindo da renda fixa e encaminhando, cada vez mais, para renda variável, tal como fundos de investimento imobiliário e ações, acabei conseguindo uma rentabilidade acima dos 2 %. Principalmente em contraponto ao mês passado que obtive uma rentabilidade negativa de 0,5 %. 



Continuo acreditando em ações de bancos e aquelas voltadas para o setor de consumo. Além disso acredito numa valorização dos FIIs de Shoppings caso ocorra um reaquecimento da economia. Principalmente por esse setor responder mais rápido a um consumo maior das famílias em comparação a lajes corporativas tal como FIIs do tipo tijolo (aluguel de escritórios, por exemplo, demorar mais para absorver uma possível demanda)



IBOV últimos 30 dias: 6,09%
IFIX últimos 30 dias: - 0,26%
Poupança: 0,55% a.m
Rentabilidade mensal: 2,06 %
Rentabilidade da carteira: 9,87%

Modificações:

Compra de KNRI11 e BBAS3

Bons investimentos a todos!
Boa semana!

Comentários

  1. Capitalismus, considero seu blog um dos top 10 da finansfera. Gosto de blogs que explicam a estratégia de investimento em face da dinamica do cenário economico. Acho que os blogs nem precisariam postar valor da carteira, apenas comparações com indicadores, exatamente como voce faz. Isso já é suficiente para podermos usar como benchmark para nossas estratégias individuais. Acho que o mais importante para o investidor é fazer leituras corretas de tendências para poder direcionar corretamente os investimentos (não significa comprar recomendações).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário e pelo elogio Anon, acreditamos que seja a melhor maneira para verificarmos a rentabilidade acumulada no período, já que valores em reais acabam por focar mais em valor e menos em rentabilidade. Além disso, seria um pouco invasivo as pessoas postarem seus patrimônios em domínio público. Agradecemos sua visita. Grande abraço

      Excluir
    2. Salve, Anon! Eu realmente gosto de estudar a dinâmica do cenário ecônomico e sua influência nos investimentos, tento, assim, selecionar alguns investimentos que possam ter um retorno razoável nos próximos anos. Obviamente, nem sempre dá certo, mas a ideia é ganhar aos baldes e perder de colher.

      Abraços!

      Excluir
  2. Seu animal, porque não posta valores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, de acordo com as regras estabelecidas no final de 2016 e início de 2017, as rentabilidades devem ser computadas em porcentagem para se ter uma melhor ideia do valor obtido no período. De uma conferida no link

      http://capitalismus.blogspot.com.br/2016/12/fim-de-2016-e-projetos-para-2017.html

      Excluir
  3. Carnegie,

    Não conheço sua carteira mas comprando BBAS3 ao invés de ITUB3 ou BBDC3? Qual é a sua análise sobre os bancos??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Primeiro Milhão, eu havia comprado BBAS3 com preço muito abaixo do atual e aproveitei para aumentar minha posição. Acredito, como você, que existem bancos melhores atualmente no mercado, um dos exemplos que você mesmo disse. Acredito que o setor de bancos irá se beneficiar com o reaquecimento da economia (caso aconteça) por diminuir a provisão para crédito de liquidação duvidosa e, por melhorar as operações de crédito com uma taxa de juros mais baixa. Com relação ao Banco do Brasil, vejo que com uma interferência menor do governo na gestão do banco é um opção de valorização no médio prazo e, com a melhora da eficiência do próprio banco - como sinalizado ano passado.
      Estou preferindo, no momento, ITUB4 e ITSA3, fato que aumentei minha posição esse mês.
      Qual sua opinião? abraço

      Excluir
    2. Carnegie,

      Tenho uma avaliação diferente de BBAS. Quando estava entre 13 e 16 reais, na minha avaliação, estava valendo a pena, ou melhor, abaixo de 20 ainda tá dentro da ideia mas 30 não acho uma boa ideia. Considerando o PDD, o BB é o pior de todos e Itaú é o melhor.

      Com relação à melhora da economia, não acredito que teremos esta melhora ainda. Governo aumentando meta fiscal, salários não terão aumentos, crise política, distribuição de dinheiro pelo presidente para se manter no cargo, possível bolha nos EUA, inflação maquiada e por aí vai. Em tempos de incertezas políticas e econômicas acho melhor ficar com o certo do que com o duvidoso e neste caso vou de ITUB3.

      Certo que não há problema nenhum em ter um percentual alocado para um risco maior na carteira mas no momento não colocaria em BB, colocaria nas empresas relacionadas ao dólar pois este está abaixo do seu valor e quando retornar, essas empresas terão um bom upside.

      Abraço!

      Excluir
    3. Concordo com você, ha´melhores bancos no mercado. Como estava com um preço médio interessante, resolvi por encerrar minha posição em BBAS3 - não estou acreditando num bolsa em patamares tão altos sem um uma contrapartida concreta de recuperação - e colocar o lucro no bolso. Vou esperar uma correção para, ou entrar em ITUB3/4 ou ITSA3. abraço

      Excluir
  4. Boa! Lucro bom é no bolso!

    BBAS3 a 32 reais? Caro demais kkkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário