Fechamento Abril 2017 - Carnegie


Fala doutores, hoje estou postando a minha rentabilidade da minha carteira do mês de abril.

Correria, final do mês passado para entregar a declaração do IR - tendo formatado meu computador ano passado e esquecido de salvar os dados da declaração do ano de 2016, tive uma leve indisposição mental para finalizar o tão maravilhoso Imposto de Renda 2017. Além de tarefas extras no trabalho, não consegui concluir nenhum livro esse mês. Ponto negativo.

Bom vamos lá, rentabilidade humilde:

Rentabilidade da carteira: +1,10%
Rentabilidade Anual: +7,09%


IBOV últimos 30 dias:   +1,44% 
IFIX últimos 30 dias :   +1,08% 
Poupança:                       0,56 % a.m

Não tive uma rentabilidade muito boa esse mês, pois, praticamente mantive minha posição do mês anterior, com o incremento da compra de BBAS3 no leilão de fechamento do dia 13 de abril.

Coloquei minha ordem faltando 5 minutos para o término do pregão, conseguindo um valor que está me trazendo uma rentabilidade boa até o momento. Como não vou mais ficar no impulso de compra e venda, compra e venda, resolvo manter as ações por médio prazo. 

Se eu pensar que ficava comprando e vendendo as ações do BBAS3 no ano passado na faixa dos R$ 17,00, poderia estar numa condição da carteira muito mais interessante, já que iria me poupar tempo e trabalho, além da corretagem para esse tipo procedimento. Agora vou seguir a linha do Marcelo Barbarossa que procura manter suas posições por bastante tempo.



PQDP11 estava no radar do mês passado, dando uma olhada nesse momento, vemos que a cotação passou dos altos R$ 2500 para cerca de R$ 2700. Uma rentabilidade atual inferior a poupança (potencial consumo e aumento da rentabilidade com a melhora da economia?)

Espero gradativamente ir tirando um percentual maior da renda fixa e colocando, gradativamente, mais na renda variável, porém vou procurar realizar as operações com cautela e paciência e, além do mais, me aprofundar cada vez mais no aspecto fundamentalista.

Era isso pessoal, estou de olho em FIIs de papel no momento, realizando um estudo de JSRE11 e XPGA11, talvez coloque um pouco no mês de maio. Quem tiver mais alguma sugestão, pode contribuir nos comentários.

abraço a todos.

Comentários

  1. Gregório,

    Bom resultado. Creio que esteja no caminho certo: cautela e estudo. Desejo-te sorte.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Milionário, sucesso para você também!
      grande abraço

      Excluir
  2. Sei que a pergunta não convém aos senhores,mas admiro o conhecimento de vocês e acredito que me responderam com a mesma excelência de sempre.Então,porque tem tanto gringo paga pau pro brasil?Eles dizem que tem muita mulher bonita e que é o pais mais lindo do mundo.Entretanto,aqui é um pais de macaco cheio de violencia,corrupção,infraestrutura precaria,saneamento questionavel em outras palavras um lixo.Então,porque eles pagam pau para essa latrina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, Anon! Eu acho que você tem muito contato com o estrangeiro que gosta do Carnaval brasileiro (talvez tarados do turismo sexual) ou que, para demonstrar cordialidade, eles falaram isso.

      Minha percepção é que a opinião dos estrangeiros é bastante dividida sobre o Brasil, aqueles que não conhecem nada e nunca pesquisaram têm opiniões diversas e sem embasamento nenhum, já aqueles que pesquisaram ou conheceram pessoalmente tem opiniões mais embasadas. Alguns olham os lados positivos e outros focam nos lados negativos, conheço americanos e canadenses que, por diferentes motivos, imigraram para o Brasil e outros (a maioria) que nunca viveria aqui.

      Apesar dos inúmeros problemas, não acredito que o Brasil seja um completo Hell-Hole tropical, dá para viver bem se você tiver a visão certa sobre as oportunidades e as armadilhas.

      Abraços!

      Excluir
    2. Um adendo: o país mais lindo do mundo é Cuba, mas o comunismo o estragou.

      Excluir
    3. Grande Anon, primeiramente obrigado pelo elogio, segundo que aqui é um ambiente livre para perguntas, acho que a discussão sobre qualquer assunto é válido para adquirimos conhecimento.
      Na minha opinião, se formos fazer uma análise geral da situação do país, encontraremos um IDH que tem muito a evoluir, índices de violência altos, mortalidade infantil baixa e pouca infraestrutura. Porém, vejo que no Brasil, existem regiões muito boas com qualidade de vida comparadas à cidades já desenvolvidas. Normalmente quando o gringo vem visitar o Brasil, normalmente ele não vai visitar regiões extremamente pobres ou miseráveis, mas sim, cidades turísticas que apresentam uma infraestrutura, policiamento e boa capacidade para quem está visitando o país (não estou falando das exceções). Por isso, acabam tendo uma visão mais "otimista" do país, olhando as coisas mais pela ótica de que tudo é bonito e de que todo mundo está feliz.

      Excluir
  3. Qual a composição desta carteira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala anon, tranquilo?

      11% AÇÕES
      19% CDB
      29% FII
      41% TESOURO

      Estou gradativamente reduzindo renda fixa para renda variável.
      abraço

      Excluir

Postar um comentário