Contraindicação: Sistemas de "Marketing Multinível"

O autoproclamado "Marketing Multinível" (MMN) é defendido com extremo afinco pelos seus participantes, se torna praticamente uma seita e utiliza diversas táticas para aumentar a moral de seus participantes, atacam os que se recusam a participar, os taxando de sem iniciativa, mal sucedidos, descompromissados e outros adjetivos pejorativos.
Líder Diamante Negro Quádruplo te chamando para ser uma pessoa de sucesso 
Existem dois tipos de pirâmides, o Esquema Ponzi puro e o Marketing Multinível. O Esquema Ponzi é a simples distribuição de dinheiro dos novos membros da pirâmide para os membros mais antigos, geralmente é camuflado com algum tipo de produto e os membros que conseguirem chamar mais membros ganham algum bônus.
Charles Ponzi
O Esquema Ponzi tem seu nome em "homenagem" a Charles Ponzi, vigarista italiano que criou, em 1920, um sistema em que ele dizia comprar selos no estrangeiro para vendê-los nos States, conseguindo uma margem enorme de lucros, segundo ele. Com esse mascaramento ele dizia dobrar o dinheiro dos trouxas investidores que lhe confiassem o dinheiro deles em apenas 90 dias! Claro que não havia nenhum comércio de selos e o dinheiro dos novos membros era usado para pagar as retiradas dos membros mais antigos no esquema. O mesmo esquema se tornou popular no Brasil nos há dois anos atrás com uma empresa de fachada chamada Telexfree, essa empresa prometia retornos de 30% ao mês com a suposta venda de um Voip (similar ao Skype) inexistente e o trouxa associado só tinha que clicar em alguns links para fingir que fazia algum trabalho, sendo, ainda, recompensado se conseguia atrair mais semi-retardados membros para o esquema. Esse esquema tornou-se muito popular no Norte e Nordeste do Brasil e levou muitos idiotas à bancarrota quando o esquema quebrou.
100% de chances de quebrar
A chance do sistema Ponzi puro quebrar é sempre de 100% e somente cerca de 5% dos membros conseguem ganhar mais dinheiro do que perder. O MMN é diferente do esquema Ponzi puro, porque tem alguma venda de produtos com valor de mercado e pode se sustentar indefinidamente, e, além disso, não promete ganhos mensais fixos para os membros, porém é, ainda assim, nocivo para a maioria dos membros.

A Herbalife, Ares e Hinode são empresas que pertencem ao grupo de MMN em pirâmide. Esse tipo de sistema não é uma fraude por si só, porém os membros novos geralmente saem no prejuízo, porque eles são incentivados a entrar pelas supostas "histórias de sucesso" dos líderes de equipe e têm que comprar uma cota mensal de produtos para revender. Os únicos bem sucedidos desses esquemas são as pessoas que possuem bastante carisma e conseguem fantasiar ganhos fáceis para várias pessoas e conseguir equipes grandes, porque os líderes ganham bônus e parte da cota mensal de membros recrutados vai para eles.

Os produtos tem, no mínimo, uma aceitação ruim no mercado consumidor, porque o foco dessas empresas não é a venda do produto, mas sim a construção de redes de afiliados. Um de meus amigos testou um perfume de uma dessas empresas, o revendedor ofereceu o produto como "semelhante ao Ferrari Black", segundo meu amigo o produto era uma porcaria: aguado e doce.

Típico chamariz das empresas de MMN
Eu contraindico o MMN. Não se deixe enganar pela conversa de líderes que dão churrascos, fazem belas palestras de autoajuda e desfilam com ternos brilhantes em carros adesivados, poucos conseguem ser líderes de equipe e a maioria dos membros vai conseguir apenas montar um armazém em casa com produtos que ninguém tem interesse em comprar.

Comentários

  1. MMN é fraude(ponto)
    É nocivo, prejudica uma galera ENORME.
    "Eu contraindico MMN". Você deveria falar que MMN é fraude, pois se vc não montar rede vc não ganha nada.
    Conheci a Monavie, a uns tempos atrás. O produto é (na minha humilde opinião) de razoável a bom, alguns eu compraria com certeza, outros não.
    A grande questão é o preço:(
    Pagar 80 contos num suquinho é f***.
    Mas a questão toda é o seguinte, vc precisa todo mês comprar, (e consumir ou vender, vc que sabe) no mínimo 600,00 pilas de produtos.
    Ok, ai eu ganho dinheiro. NÃO.
    Para isso vc precisa da tal rede, pq ai essa rede alimenta os seus pontos. E com os tais pontos vc começa a ganhar descontos na compra do seu KIT. E até vc ganhar os 600,00 pilas de desconto vai longe meu amigo.
    Leia esse artigo:
    https://monavienobrasil.wordpress.com/

    Era isso, MMN é fraude e ponto final.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O MMN (teoricamente) não é de uma fraude total como o esquema ponzi, porque há um produto com algum valor de mercado sendo negociado, apesar de ser uma bosta na maioria das vezes. Na prática é sim uma fraude, porque é um sistema em que a grande maioria dos participantes perde dinheiro e ficam com um armazém de produtos inúteis em casa, enquanto uma pequena minoria lucra sobre o prejuízo dos demais.

      Eu fui mesmo muito polido e moderado no meu post, deveria ter lançado mais acusações contra essa safadeza, mas, mesmo assim, já dá para perceber com os argumentos que coloquei que se trata de uma cilada.

      Abraços!

      Excluir

Postar um comentário