Discussão de Resultados: Brasil Agro 2T16 (4T16 agrícola)

BRASIL AGRO:




A Brasil Agro é uma empresa muito sazonal, além de fazer parte do setor agrícola, a empresa também trabalha com transformação de terras. No último resultado, a companhia registrou um prejuízo de 17 milhões, principalmente em virtude da baixa quantidade de chuvas que diminuiu a produtividade da soja, porque ela não realizou nenhuma venda de terra no último ano.

A Brasil Agro mostrou-se, ao longo dos últimos dez anos, ser bem administrada, ela conseguiu bons resultados com o negócio de transformação de terras, que é a compra de terras improdutivas, obtenção de licenças para a agricultura, estabelecimento das lavouras e posterior venda da terra. O gráfico abaixo mostra os ganhos que a Brasil Agro obteve com a transformação de terras desde 2006:

As atividades de produção agrícola também geram alguns resultados positivos para a empresa e ela se beneficia do potencial agrícola brasileiro e, ultimamente, também tem conseguido bons resultados na sua fazenda no Paraguai. No ano de 2016, particularmente, as atividades agrícolas geraram prejuízo por causa da baixa quantidade de chuvas e baixos preços das commodities agrícolas. A Brasil Agro ingressou na atividade de pecuária bovina em 2016 e também acredito que essa atividade será lucrativa para a companhia. Vale lembrar que a produção agro-pecuária é uma atividade secundária da empresa e que, por enquanto, a principal função dela é rentabilizar as fazendas que estão sendo transformadas.

Na minha opinião, a ação AGRO3 pode ser comprada segundo o princípio de investimento em empresa com ativos ocultos. A principal atividade da empresa é a transformação de terras, atividade em que os lucros demoram anos para serem alcançados, e o portfólio de terras somado ao caixa líquido da empresa valem 70% a mais que o valor de mercado atual. Como a Brasil Agro é um case de investimento especial e pertence a um setor muito volátil, recomendo que o investidor não assuma posições grandes nesse tipo de empresa, porque esse tipo de empresa pode dar um retorno muito bom se o case de investimentos se confirmar, mas pode ficar parada na carteira por vários anos caso o case não se confirme. Cabe ao investidor analisar os prós e contras da empresa.

Comentários